Edifício Copan

Projetado na década de 50 por Oscar Niemeyer, o Copan é sem dúvida um dos maiores símbolos de São Paulo. Localizado no centro da cidade, é facilmente identificado pela sua forma sinuosa, que lembra uma onda. Quem conta mais sobre eles hoje é o pessoal do Casas Bacanas. ;)

imageÉ considerado o maior edifício residencial da América Latina, com 1.160 apartamentos distribuídos em 6 blocos, com apartamentos que vão de kitchenettes a 3 dormitórios. Tem 115 metros de altura, 35 andares, possui seu próprio código postal e é considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil.

Originalmente, o projeto do Copan, encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis, seria um edifício residencial de 30 andares e outro que abrigaria um hotel com 600 apartamentos. Os dois prédios seriam ligados por uma marquise no térreo que teria cinema, teatro, garagens e comércio. O empreendimento era uma homenagem ao IV mas a torre que abrigaria o hotel nunca foi construída.

image

Na comemoração do IV Centenário de São Paulo, ao ver a obra do edifício residencial apenas até o terceiro piso e que suas idéias iniciais não foram totalmente atendidas, Niemeyer se desinteressou pelo projeto e acabou delegando a terceiros o desenvolvimento e execução da obra,  que ficou parada até 1957, quando o Banco Bradesco assumiu o projeto.

Com o Copan finalizado, quase tudo foi executado, com exceção do hotel e do teatro. E, apesar de ter tido sua concepção original alterada, continua sendo um marco na cidade de São Paulo.

image

Na década de 70 o edifício entrou em decadência e chegou a ser considerado um cortiço vertical. Na década de 80, os próprios moradores passaram a administrar o edifício, o que permitiu a pressão a proprietários para não alugarem seus imóveis a pessoas de “comportamento duvidoso”. Após a década de 90 com a revitalização do centro, o Copan começou a atrair a classe média interessada em moradia de qualidade, bem localizada e preços baixos.

Hoje, várias classes sociais vivem lá. Diversas pessoas tem a possibilidade de trocar experiências e ainda vivem em um lugar muito bacana!

Imagens: Flickr e Reprodução

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa  

Comentários recentes

Comentários do blog desenvolvidos por Disqus

Notas

  1. oppadesign publicou esta postagem